top of page

Bioplastia

 

O que é?
Procedimento médico ambulatorial e realizado sob anestesia local, também denominado “Plástica sem cortes”. Consiste no implante de Polimetilmetacrilato (PMMA) abaixo da pele através de uma microcânula especial (preservando vasos e nervos). Objetiva modelar os contornos facial (BIOPLASTIA) e corporal (BIOMODULAÇÃO), dando-lhes movimento e harmonia. O procedimento é acompanhado pelo paciente, o qual dá sua opinião sobre o resultado obtido e a necessidade de um maior volume de PMMA a ser injetado.



Indicações:
Melhora dos contornos: das maçãs do rosto (“efeito blush”), da linha do queixo, dos olhos encovados e da mandíbula; aumento: dos lábios, do queixo, das maçãs do rosto, do lóbulo da orelha, peniano, das panturrilhas e do “bumbum” (além de outras regiões do corpo, como peitoral, deltóide e trapézio);



Remodelagem do nariz (ponta, dorso ou asas), dos lábios e de várias regiões corporais. Além das regiões acima (onde é realizada a BIOPLASTIA ou BIOMODULAÇÃO), o PMMA é utilizado para preenchimento do dorso das mãos, de sulcos (naso-geniano, naso-jugal, lábio-mentoniano, naso-glabelar, ângulo da boca, glabela e testa), de cicatrizes (incluindo as de acne), de depressões corporais (incluindo as de celulite).



Por que fazer Bioplastia com o objetivo de melhorar a aparência facial e o contorno corporal:
Com o passar do tempo, os tecidos da face “murcham”, como se fossem um balão. Este processo ocorre devido à perda progressiva de substâncias que sustentam a pele, como o colágeno, e à absorção da gordura facial, que também exerce a mesma função na sustentação facial. A BIOPLASTIA “enche o balão”, remodelando o contorno facial. Mesmo quando o processo do envelhecimento não está manifesto, podemos, com a BIOPLASTIA, redefinir traços da face que vão melhorar sua aparência, ou mesmo ressaltar sua beleza. Podemos, portanto, com a BIOPLASTIA, melhorar o que não é bonito, ou ressaltar a beleza já existente! Já, no corpo, a BIOMODULAÇÃO contribui para harmonizar ou destacar áreas do contorno corporal inestéticas ou que necessitem ser remodeladas devido a preferências pessoais.



Diferença entre Bioplastia e técnicas de preenchimento:
O efeito, na superfície da pele, do preenchimento tradicional assemelha-se ao de “colocarmos a mão embaixo do lençol” enquanto o da Bioplastia ao de “colocarmos a mão embaixo do colchão”. O efeito, portanto, da Bioplastia é muito mais harmônico, gracioso e natural.



Características do PMMA:
Hoje em dia, existem aproximadamente 60 tipos de implantes utilizados para preenchimento. O PMMA é um microimplante de “acrílico sintético em gel”, na forma de micro-esferas. Possui características especiais: não causa alergia ou rejeição, não “sai do lugar ou escorrega” após injetado, é inabsorvível (o volume injetado permanece agregado ao tecido). Funciona como se fossem inúmeras micro-próteses que, no conjunto, são moldadas da forma desejada, quase como uma escultura.



Como age o PMMA:
As micro-partículas esféricas inabsorvíveis de PMMA estimulam a produção de colágeno em torno delas. Este processo que demora em torno de 6 semanas para ocorrer. Após este período, teremos o efeito final da BIOPLASTIA ou da BIOMODULAÇÃO.



Técnica de aplicação:
O PMMA é injetado através de uma microcânula especial (preservando vasos e nervos), sendo todo o material utilizado descartável. Após aproximadamente 1 mês e meio pode ser necessário complementar a BIOPLASTIA já realizada. Isto pode ocorrer porque, como o material utilizado (PMMA) é de duração superior a 4 anos, não colocamos uma quantidade acima da considerada necessária. Se, transcorridas 6 semanas, for necessária uma complementação, esta será realizada. Desta feita, no caso da BIOPLASTIA não há custos adicionais (desde que a região a ser tratada seja a mesma da vez anterior); no caso da BIOMODULAÇÃO, haverá um custo adicional a ser combinado.



Efeitos colaterais:
Inchaço, vermelhidão, manchas roxas e dor leve a moderada do local tratado podem ocorrer. Quando presentes, podem durar, em média,de 1 dia a 1 semana (exceto a dor, que não passa de 1 dia, regredindo com analgésicos tradicionais), dependendo do local tratado e de características individuais da pessoa. Após 2 meses, podem ser palpáveis nodulações em alguns dos locais em que se realizou preenchimento (não nos da BIOPLASTIA). Este efeito é, às vezes, desejável, desde que não seja inestético. No caso, tem o mesmo efeito de uma prótese de silicone, a qual também é palpável!



Contra-indicações:
Infecção no local da aplicação, pessoas com algum tipo de reumatismo diagnosticado ou com distúrbios da coagulação sanguínea, pessoas alérgicas a qualquer forma de anestesia local (sendo somente a algum componente, substitui-se por outro), gestação/aleitamento – outras, a critério médico.

value. quality care. convenience.

bottom of page